sábado, 15 de janeiro de 2011

O que eles têm por baixo?

O kilt é um saiote masculino, pregueado na parte de trás, trespassado na parte da frente, de comprimento da cintura até aos joelhos. Na Escócia, era feito original e tradicionalmente de tecido de lã e com padrões de tartan, sendo utilizado por guerreiros e batedores dos clãs, cada clã possuindo o seu próprio tartan. Era o traje típico de homens e jovens da montanhas escocesas do Séc. XVI. Desde o Séc. XIX está associado a toda a cultura escocesa e com a herança da cultura celta.

Apesar de não estar totalmente comprovado, acredita-se que o primeiro kilt é datado de 2000 a.C. e foi encontrado perto da região de Nuremberg, na Baviera, trazido pelos celtas.

Uma outra versão, atualiza ainda mais a origem do kilt: ele era usado pelos gaélicos da Irlanda, no século XIV. Com a migração do povo gaélico para o norte e oeste da Escócia, acabou sendo adotado pelos escoceses da região das Highlands.

Atualmente, vários países importaram a cultura e o uso do kilt, ultrapassando as fronteiras da Escócia. Assim, surgiram kilts confeccionados com tecidos que não são de lã, e nem mesmo com a padronagem tartan (lisos de cores sólidas ou camuflados). Associar o kilt com ocasiões formais ou jogos das Highlands escocesas e outros eventos desportivos acabou ficando para trás, pois, nos últimos anos, se tornou uma peça do vestuário masculino no Canadá, Estados Unidos e Brasil.











Nenhum comentário:

Postar um comentário